Como vender pelo Instagram? o Instagram é atualmente a rede social com maior impacto em termos de engajamento. Os brasileiros estão em segundo lugar o ranking de usuários ativos na plataforma, somando assim, milhares de brasileiros conectados a todo instante.

Dentre os usuários do Instagram encontram-se diversas empresas em meio a um mar de usuários.Tornando-se para os investidores um ótimo lugar para a exposição de seus
produtos e serviços, servindo como uma grande vitrine digital onde as pessoas podem saber mais sobre a sua empresa ou serviço em poucos cliques.

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1 – Como vender pelo Instagram Atraindo Seguidores

Existem passos importantes para que você aprenda a como vender pelo Instagram(aproveita e segue nosso Instagram) e se comunicar com o seu público de forma efetiva a ponto de começar a tornar-se atrativo para sua audiência.

Organizei em 3 pilares a informação necessária para que você consiga utiliza-los da melhor forma e com isso começar a entender os segredos de como vender pelo Instagram, confira abaixo:

• Comunicação direcionada: Conheça quais são realmente as necessidades do seu público-alvo. Só assim você será capaz de direcionar uma comunicação efetiva, não confie no seu achismo. Veja o feedback do público através do seu perfil,faça enquetes usando o Stories, se aprofunde em alinhar uma comunicação adequada.

• Interação constante: Certamente você já ouviu a frase:“Quem não é visto, não é lembrado.” essa colocação nunca fez tanto sentido! É necessário mostrar-se ativo na rede social, e não apenas em público. Utilize todos os recursos da ferramenta, experimente o direct, chame os usuários para conversas mais particulares e coloque-se à disposição.

• Busque tráfego inteligente: Utilize anúncios, sorteios,recomendações orgânicas e hashtags. Essas são
alguns dos métodos mais popularmente conhecidos para atrair tráfego e ganhar novos seguidores na plataforma

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2 – Conteúdo relevante

A maioria dos usuários que desejam criar conteúdos no Instagram perguntam-se o que exatamente seria “conteúdo relevante” para alguma audiência.

Simplificando, um conteúdo relevante é todo conteúdo capaz de gerar uma transformação sempre que colocado em prática. É algo tão rico em informação que torna-se capaz de gerar insights e fazer com que o receptor aprenda algo novo gratuitamente em poucos minutos.

Sem conteúdo relevante, hoje, é impossível manter uma audiência engajada, com engajamento, você verá como vender pelo Instagram.

Os usuários que não doam parte do seu conhecimento mais valioso em troca de audiência tem dificuldades para manter a constância no engajamento de público e expandir para a
chegada de novos usuários.

Autoridade

Esse é o caminho para a construção de autoridade. Algumas recomendações e formas de utilizar a rede social podem melhorar a interação do seu público com o conteúdo relevante que você produzir, essas recomendações são:

  • Chamadas para ação: É o que chamamos de “call to actions”. As chamadas para a ação devem estar presentes em todas as postagens e em todo o tipo de conteúdo. Deve-se tirar proveito de todo conteúdo compartilhado para convidar usuários a tomarem ações como por exemplo: Marcar amigos, deixara opinião pessoal, entrar em determinados links e etc
  • Legendas criativas: Use emojis e escreva legendas criativas combinadas a chamadas para ação.
  • Imagens em alta resolução: Não poste fotos nem vídeos com a resolução prejudicada, isso estraga a experiência do usuário e pode causar má impressão.
  • Faça conteúdos em vídeo: Não desperdice a oportunidade de prender atenção do seu público com vídeos informativos e conteúdos que reforçarão o quanto você domina um determinado assunto ou simplesmente possui o desejo de compartilhar de forma mais completa alguma informação.
  • Seja breve: As pessoas não possuem mais tanto tempo, pegue leve nas legendas e comunique apenas aquilo que realmente deve ser dito. Poucos usuários tem o desejo ou a paciência de se prenderem a um texto com muitos caracteres sem sentir desejo de rolar o feed.

3 – Planejamento de postagens

Uma parte importante das dicas de como vender pelo Instagram é o planejamento.

Aconselhamos que poste conteúdo no mínimo 3 vezes por semana.Crie antecipadamente uma planilha ou anote em um bloco de notas ideias de conteúdos para serem publicados, isso vai te ajudar a manter a constância.

O número de postagens que você vai fazer pode variar de acordo com a necessidade que os seguidores do nicho em que você atua tem de consumir conteúdo.Porém, o recomendado é que você tenha planejado quais tipos de publicações fará e quantas vezes na semana você vai distribuir o seu conteúdo.

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4 – Uso de Hashtags

A hashtag é o recurso responsável por mostrar a outros usuários que ainda não te seguem um conteúdo que você acabou de postar.A hashtag é indispensável e faz parte dos recursos disponíveis na ferramenta, então porque não usar?

De acordo com o SPROUT SOCIAL,as postagens do Instagram com,pelo menos, uma hashtag têm12,6% mais engajamento do que as que não possuem. A rede social permite até 30 hashtags no post.

Porém, algumas pesquisas sobre o tópico sugerem que algo entre 11 hashtags seria o ideal. Em seus
posts, coloque hashtags que combinem com o seu negócio ou com a imagem que está sendo postada.

Além do mais, é possível seguir hashtags e acompanhar tudo que diversos usuários ao redor do mundo postam naquela hashtag específica. É importante lembrar que este recurso também encontra-se disponível para ser utilizado nos stories.

Quando você publica uma hashtag em um stories você tem a chance de aparecer para as pessoas que estão assistindo os stories de uma determinada hashtag.



Sempre que publicar qualquer conteúdo no feed ou stories, não se esqueça de adicionar hashtags pois essa é uma das dicas mais importantes de como vender pelo Instagram.

Você pode fazer uma pesquisa em perfis do seu nicho de atuação e ver quais hashtags os usuários mais gostam de utilizar para entender melhor o comportamento do público, sendo assim, potencializando a capacidade de alcance que uma publicação poderia ter, simplesmente por selecionar as melhores hashtags relacionadas a um determinado assunto.

5 – Como vender pelo Instagram com engajamento

Se você busca conquistar mais engajamento (comentários, directs) você precisa ser a primeira pessoa a propor esse tipo de interação.

Reserve todos os dias alguns minutos para responder seus seguidores e trocar experiências. Uma ótima alternativa é utilizar as funções do stories e responder os seguidores em tempo real através de vídeos.

Esse tipo de interação gera uma excelente comunicação e consequentemente a longo prazo aumenta o engajamento dos usuários como tipo de conteúdo que você aborda.

Recomenda-se também que você acesse as hashtags relacionadas ao seu perfil e analise o perfil de usuários que postaram recentemente fotos utilizando essas hashtags.

Comente essas fotos e busque proximidade com o público organicamente.

6 – Como vender pelo Instagram com Parcerias

Uma dica importante de como vender pelo Instagram , mas pode variar um pouco de acordo com o nicho do seu produto.

Já faz um tempo que o termo “digital influencer” está em alta nas mídias sociais,principalmente no Instagram e YouTube.

Com certeza você já ouviu falar de pessoas que carregam este título. Geralmente são identificados por pessoas com um grande número de seguidores nas redes sociais e que exercem um grande poder de influência em cima da sua audiência.

Nem todo mundo possui financeiramente a capacidade de fazer uma negociação de parceria com digital influencers, por isso,o ideal é conseguir encontrar micro influencers.

Os micro influencers são influenciadores comum número menor de seguidores do que os digital influencers, porém, estes também, se bem analisados são capazes de trazer ótimos resultados!

Vale o contato e a negociação,levando em consideração que eles costumam cobrar valores bem abaixo dos valores cobrados por um digital influencer com mais de 150 mil seguidores.

Lembre-se de analisar se o perfil do digital influencer ou micro influencer que você deseja contatar, utilizando essa dica de como vender pelo Instagram, você terá mais chances de alavancar seu perfil.

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7 – Utilizar Stories

Como vender pelo Instagram usando o stories? será que é possível ?

Um perfil sem stories torna-se automaticamente menos atrativo. O recurso virou exigência nos dias de hoje e é um dos recursos mais utilizados no Instagram.

Deixar de usar o stories é o mesmo que deixar de vender, você perde oportunidades simplesmente por ignorar a praticidade que a ferramenta propõe.

O Instagram Stories possui diariamente 250 milhões deu usuários ativos. Veja as formas de usar o stories pra melhorar o engajamento e realizar vendas:

  • Mostrar os bastidores da sua empresa. Os clientes sempre têm curiosidade em saber o que acontece nos bastidores; Se você possui mais de 10 mil seguidores, pode criar conteúdos com links externos e pedir para os seguidores acessarem uma página diretamente pelo Instagram stories;
  • Postar promoções e novidades exclusivas.
  • Incentivar que seus seguidores deixem perguntas e comentários na última postagem feita
  • Você pode abrir quadros de perguntas e respostas;Outro recurso são as transmissões ao vivo. Essa é uma ótima forma de aumentar a taxa de engajamento do seu perfil, além de fazer conteúdo em tempo real para sua audiência
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8 – Promova sua rede social

Algo muito importante no projeto de como vender pelo Instagram é promover seu perfil .

Algumas pessoas acham que só se deve investir em trafego para o Instagram, mas isso é um erro.

É necessário que haja sempre mais de uma forma de promoção da suas mídias sociais.

Você pode repostar o mesmo conteúdo do seus stories do Instagram também no WhatsApp (que conta com um recurso semelhante) e também no Facebook (possui também um recurso semelhante ao stories). Isso vai ajudar a promover melhor o seu negócio e atrair novos seguidores pro Instagram, se nessas postagens você solicitar que sigam o seu perfil.

Com a queda do engajamento orgânico no Instagram, assim como aconteceu com o Facebook(comprovado através de estudos) as empresas tem buscado na criação de anúncios pagos,hoje é a estratégia ideal para alcançar o seu público e até mesmo atrair novos clientes.

Como vender pelo Instagram com anúncios pagos? Logo vamos fazer um conteúdo especial sobre esse assunto, então se inscreva para receber o aviso de novos conteúdos para ser avisado antes.

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Atualmente qualquer empresa que não separar um orçamento para criação de anúncios está deixando dinheiro na mesa.É importante ter a percepção de que a criação de anúncios traz um retorno e uma visibilidade em uma escala que nenhum outro recurso orgânico da plataforma é capaz de trazer.

9 – Busque referências

Muitas empresas já usam as dicas de como vender pelo Instagram no seu dia a dia e já fazem muitas vendas.

O Instagram conta com mais de 25 milhões de perfis empresariais. Com isso, não é difícil utilizar o mecanismo de busca da plataforma para encontrar novas empresas que podem servir como fonte de inspiração para o seu modelo de negócio.

Você deve também analisar a forma como os usuários comentam e reagem aos diversos tipos de conteúdos que seus concorrentes ou empresas que você usa como inspiração produzem, isso vai te dar uma ótima noção do que funciona melhor e do que não funciona.

Com todas essas dicas , você pode começar a vender seus produtos ou serviços pelo Instagram.

Se você precisar de um apoio mais profissional, pode contar com a nossa ajuda, entre em contato conosco, pois temos diversas opções de plano para micro e pequenas empresas.

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